Buscar
  • Paula Editorações

Formatos para a diagramação

Ebook

Ebook significa eletronic book, que em bom português quer dizer livro eletrônico. Você poderá ler e-book, E-book, e-Book ou eBook mas é tudo variação da mesma palavra. Da mesma forma que livro eletrônico e livro digital são sinônimos.

Um ebook é um arquivo digital de conteúdo informacional, normalmente com texto predominante, mas que permite a apresentação também de outros formatos, como áudio ou vídeo.


Tipos de arquivo de ebooks

PDF

Um dos formatos mais comuns de ebook é o PDF. Você certamente vai encontrar facilmente algum ebook em PDF em uma simples consulta no Google. Normalmente o PDF traz uma apresentação do livro semelhante à sua representação impressa, como se tivessemos scanneado as páginas e as salvo neste formato. Qualquer computador lê e qualquer smartphone ou tablet também. E eu considero esta sua principal vantagem.

EPUB

Significa eletronic publication, ou publicação eletrônica. É um formato de arquivo criado especificamente para ebooks, ou seja, livros digitais. Ele é baseado em HTML, a mesma linguagem dos sites de internet que o seu navegador exibe. Sabe quando você redimensiona a janela do seu navegador e o site vai se ajustando (ou pelo menos deveria) à largura da sua tela?

Se em um monitor maior um texto apresenta 10 linhas, em um dispositivo móvel esse texto certamente terá mais que 10 linhas, pois estas passarão a ter uma quebra no limite a tela.

É assim que um EPUB se comporta. Ele lê o arquivo de texto e o apresenta ajustado à sua tela, sem que você precise arrastá-la para o lado para terminar de ler o parágrafo.

MOBI

Este é um formato de arquivo proprietário da Amazon, desenvolvido especialmente para ser executado em seu leitor de ebooks, o Kindle. Realiza praticamente todas as funções que um EPUB possibilita.







68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo